A Direção de Prova da AVP F1 Series, depois de analisar todas as incidências do GP do México, que levaram ao término precoce da corrida, concluiu o seguinte:
A partir da volta 15 houve vários indicadores da presença de um bug no lobby onde decorria a sessão, tais como:
- VOLTA 15: o anúncio de Virtual Safety Car que na verdade era um full Safety Car, pois o Safety Car estava em pista a formar o pelotão;
- VOLTA 19: no reinício de Safety Car, as posições que o jogo indicava não eram as mesmas dos pilotos que estavam a correr, o que levou a uma enorme confusão não só na transmissão como para outros pilotos em pista;
- A Direção de Prova recebeu, igualmente, entre as voltas 19 e 21 alguns reports de team managers a reportar que no POV de alguns pilotos era visível a indicação “sem network” em alguns monolugares que competiam diretamente com esses pilotos;
Dadas estas incidências, entre a volta 15 e 21 a Direção de Prova reuniu e devido ao facto de não podermos garantir que TODOS os pilotos estavam em igualdade de participação, devido aos bugs que eram visíveis nas suas corridas, não podíamos garantir a integridade da competição, valor que sempre defendemos, e decidiu dar por terminada precocemente o Grande Prémio do México.
Depois de apurados estes factos, a Direção de Prova reuniu e chegou à seguinte decisão:
- Apesar de a Direção de Prova ter dado como terminada a corrida à volta 21, consideramos que à volta 15 a corrida terminou de forma oficial, pois foi onde ocorreram as primeiras distorções de realidade e em que não era possível garantir a transparência total da prova daí em diante.
- Sendo assim, para o resultado oficial do Grande Prémio do México são consideradas as posições em pista à hora de entrada do Safety Car. Essas posições determinam o resultado oficial do Grande Prémio do México.
- Tendo em conta que a corrida não se disputou na totalidade, a direção de prova decidiu atribuir 42% de pontuação de corrida aos pilotos, tendo em conta as posições em pista até à entrada do Safety Car à volta 15.
- O Grande Prémio do México não vai ser retomado ou repetido.
A Direção de Prova, numa nota mais pessoal, lamenta o sucedido e ainda que alheia ao problema em questão, pede desculpa a todos os pilotos, team managers, espectadores e membros da comunidade AVP por um término de corrida nestes moldes. Por muita preparação que possamos ter e por muitas horas que gastemos a investir na preparação de corridas, preparação de materiais gráficos, transmissões, etc, há situações que não são estão ao nosso alcance e que não conseguimos evitar. Também ficamos frustrados quando depois de tantas horas “perdidas” a preparar tudo para vos trazer o que este magnífico desporto tem de melhor, sejamos confrontados com o ter de tomar uma decisão destas, que é sempre injusta para quem corre e para quem assiste, e que infelizmente só prejudica a scene.
A Direção de Prova da AVP F1 Series
05/01/2023